23 de set. de 2010

Você sabe o que é Hepatite-C? Sabe mesmo?

Bom pessoal, o tema desta postagem, é digamos: Um pouco diferente dos demais.
O post de hoje falará sobre uma doença muito séria: A Hepatite C.
 Sendo este tema, uma iniciativa da Ana Barcellos, autora do Blog Animando-C, que lançou o Concurso cultural "Hepatite C, sem medo", no qual, premia o Melhor post Sobre a Hepatite C, com um belo iPad.
Porém, o mais importante nesta campanha, não é a "premiação", e sim o Alerta, que nós Blogueiros podemos dar, às pessoas usando o meio que elas mais utilizam: A Internet ;)



É claro que muita gente já deve ter ouvido falar sobre a Hepatite C na TV, jornais, revistas e até mesmo escolas. Porém este assunto é abordado na maioria dos casos "pelos cantos", e não é levado muito a sério.

Mas alguém sabe realmente o que é Hepatite-C?
Hepatite-C é uma doença que se manifesta no fígado, e se não tratada, pode levar a morte (infelizmente)
Os vírus da Hepatite-C (HCV) foram descobertos em 1989 e a sua transmissão é semelhante ao Vírus da Hepatite-B. A doença geralmente não possui sintomas, porém algumas pessoas podem sim, sentir dores de cabeça e de garganta, vômitos e cansaço extremo (fadiga).
Como dito acima, esta doença não é muito observada pelas pessoas, e muitos nem sabem de sua existência.
A Hepatite-C é perigosa, porque pode evoluir para Cirrose Hepática*.
A doença está afetando milhares de pessoas, sem que elas percebam. As estimativas apresentadas pelo Ministério da Saúde abrangem cerca de 170 milhões de pessoas infectada em todo o mundo (isso mesmo: 170 milhões) sendo cerca de 3,5 milhões só aqui no Brasil, e a maioria nem sabe que está com a doença.

Como saber se estou com Hepatite-C?
Como a Hepatite-C geralmente não apresenta sintomas (chamada de "doença silenciosa"), o mais correto é procurar um Hospital ou posto de saúde e realizar o Teste da Hepatite-C, principalmente, se voce entrou em contato com algum material, não esterilizado, e contaminado com o Vírus (seringas, alicates de unha ou objetos semelhantes).

Hepatite C ainda não tem vacina. Mas ela tem cura!
Com um tratamento específico, à base de comprimidos e Injeções, esta doença pode sim, ser curada, mesmo não sendo em 100% dos casos. (Segundo pesquisas, apenas 50% das pessoas que fazem o tratamento contra a doença, são curados.)

Prevenção:
 Por ainda não existir uma vacina para a Hepatite-C, o melhor remédio é a prevenção!
Muitas doenças - inclusive a Hepatite-C - podem ser evitadas por meio da prevenção.  Veja alguns cuidados que você pode tomar, e ajudar a evitar o crescimento desta doença:
  • Evite utilizar materiais de uso pessoal: Alicates de unha, seringas, etc.
  • Toda vez que for a uma manicure, tatuador, farmácia, ou outros serviços que necessitem de agulhas, alicates ou outros objetos cortantes, procure saber se estes materiais são descartáveis, se foram esterilizados corretamente, ou simplesmente leve o seu!
Eu estou me prevenindo. E o Governo está ajudando?
A ajuda do governo, é extremamente útil, pois é ele que pode (e deve) se responsabilizar e ajudar a população,  mas não devemos "esperar pelos outros". Devemos lutar com nossas próprias forças, incentivar outros a realizarem o Teste da Hepatite-C, espalhando e falando sobre este Tema, nas redes sociais, Blogs, sites, em casa e até mesmo em nosso bairro! 
                "Todos Juntos contra a Hepatite-C!"

Para se aprofundar mais neste assunto, acesse os links abaixo ou visite o Canal do Animando-C no Youtube:

Fontes: 
Sites:
Livros:
Enciclopédia do Millennium, Estudante Nota 10

Gostou deste post? Então assine o feed deste blog ou se preferir receba todos os conteúdos Gratuitamente por email. Ah! O Blog está participando do ToPBlog! dá uma ajudinha aí!

3 Comentários:

Ana Flor disse...

Obrigada por você ter juntado-se a nós nesse alerta da hepatite C.

Como trata-se de uma doença silenciosa, a informação pode fazer toda a diferença na vida dos milhões de infectados que desconhecem seu diagnóstico: pode salvá-la.

Agradeço por todas as pessoas que, motivadas por seu blog, realizarem o exame, descobrirem a doença e tenham, assim, a chance de tratá-la a tempo.

Boa sorte no concurso!

Abraço,
Flor

Alex Batista disse...

Ok, Ana! Parabéns você, por ter tido essa iniciativa tão importante! Gostei muito de seu Blog!
Abração pra você e toda galera que tá participando!

Anônimo disse...

meu marido esta preso e fui faser o exame de rotina para ter intima nem imaginava ter este viro, ja fui usuaria de droga e bebia desde dos meus 12anos.hoje tenho 30 anos e descobri que tenho esta doença estou um pouco assustada e com medo pois agora que estava vopltando a minha vida normal indo a igreja descobro isso.tenho sonhos de ter filhos porfavor me ajudem pois preciso de toda informação.ja proc o medico mas é pelo sus é demorado, oeque faço ate la.oque comer? como me cuidar?e meu marido pode ter relação comigo?agradeço desde de ja.

Postar um comentário

Todos os comentários a partir de hoje serão moderados!
Porém isso não impede de comentar ;)
Não é permitido:
1-Palavras ofensivas
2-Palavras torpes
3-Falar mal de outro Blog ou Blogueiro
4-Não deixar comentário ;)

  ©Detudoumpouco - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger Personalizado por: Alex| Topo